Vídeo demonstrativo em animação gráfica - Como é feito (passo-a-passo)

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

 

Entre os serviços que a J e J Produções Audiovisuais presta a distância estão os modelos de vídeo em animação gráfica, os chamados motion graphic. Esses vídeos são construídos da seguinte forma.

Primeiro o roteiro é feito, nós geralmente utilizamos como roteiro o texto que será utilizado para fazer a narração do vídeo, (deixarei o texto desse exemplo abaixo pra você entender melhor). O roteiro/texto poderá ser feito pelo próprio cliente, por nós, ou até mesmo juntos, nesse caso o cliente da as primeiras ideias e pontos importantes de como gostaria, a gente complementa e através da forma de contato que geralmente é whatsapp vamos trocando ideias até aprovar. Esse processo é o mais importante porquê o simples fato de mudar uma frase posteriormente alteraria toda a estrutura do vídeo, é como trocar o pilar de um prédio, você entenderá mais com a sequencia do processo. 

Depois do roteiro/texto aprovado, é feita a narração que contamos com algumas vozes entre masculinas e femininas a disposição. Essa costuma ser a etapa mais rápida e fácil. Aqui na produtora até esse momento só utilizamos Audacity como software de edição de áudio.

Feito o áudio e aprovado vamos a fase de ilustração. Costuma ser o processo mais demorado porquê é nessa etapa que todo o corpo do produto final será construído. As ideias nascem aqui, de acordo com o áudio ou texto já aprovado vamos fazendo ilustrações correspondentes ao que a fala diz. Dependendo do texto pode ser mais fácil ou extremamente difícil pois temos que ilustrar já pensando na animação, deixando as artes em camadas de acordo com a necessidade da etapa seguinte. Existem muitos tipos de motion graphic's, pode ser em infografia, que é um pouco mais fácil, ou animação de personagens que é muito mais complexo e demorado. Para ilustrar usamos quase 100% dos casos o Illustrator, em poucos casos é usado photoshop

Feito a etapa de ilustração vamos a animação dessas ilustrações, para isso usamos o After Effects. nessa etapa mesmo tendo planejado antecipadamente na etapa anterior as vezes precisamos voltar um passo e adequar alguma ilustração. Ilustrações mais simples as vezes são feitas diretas no After mesmo.

Em vídeos mais curtos toda a finalização como trilhas, efeitos sonoros, cores, lower third são feitas todas aqui. Em alguns casos específicos de vídeos bem longos os vídeos são feitos em partes e "juntados" e finalizados no Adobe Premiere.

Você entendeu agora a importância do roteiro estar 100% aprovado antes de começar todos esses processos?

Digamos que por alguma razão o cliente queira alterar uma frase do texto, para isso teríamos que voltar la na primeira etapa e ir refazendo uma a uma, abrindo software por software e acrescentando o que foi pedido.

Nesse caso específico existe uma pequena parte de 3D mesclada ao 2D (tempo 1m05s a 1m10s), para isso foi preciso outro software, o Cinema 4D.

Segue abaixo o roteiro/texto desse vídeo:

Vamos entender como transitar da forma correta pelo entroncamento da Avenida Rio Grande do Sul com as ruas Hortência e Violeta.

O condutor que estiver dirigindo pela Av RS sentido Jardim Vera Lucia – Centro e desejar fazer o retorno deverá se posicionar a esquerda e usar a primeira saída antes dos tachões na pista. Ele fará o mesmo caso precise acessar a rua Hortência para se deslocar até a Estação Rodoviária por exemplo.

Para esse condutor fica proibido acessar a rua Violeta no sentido Lago Municipal.

Já o motorista que estiver dirigindo pela Av RS vindo da Praça Paraguai e precisar fazer o retorno deverá se posicionar a esquerda e utilizar a sua primeira saída antes dos tachões. O mesmo acontece caso ele precise acessar a rua Hortência em direção a Prefeitura, ou a rua Violeta em direção a Igreja Matriz por exemplo.

Para esse motorista todos os acessos são permitidos.

Quem estiver dirigindo pela rua Violeta vindo da Igreja Matriz não pode acessar a Av. RS no sentido Jardim Vera Lucia. Para isso ele teria que acessar essa avenida a direita e fazer retorno na próxima rotatória.

O motorista que estiver transitando pela Rua Violeta vindo da direção do lago também tem todos os acessos permitidos e para acessar a Rua Hortência em direção a prefeitura, seguir pela Rua Violeta ou Acessar a Av. RS sentido Praça Paraguai também deverá utilizar a saída a esquerda dos tachões.

Educação no Trânsito. Uma iniciativa Prefeitura Municipal de Corbélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo